A dieta é um dos fatores mais cruciais no processo da obtenção de uma pele saudável e limpa, na medida em que pode aumentar ou diminuir a necessidade do nosso corpo de expelir substâncias que considere tóxicas ou em excesso.
Isto porque, aquilo que o nosso corpo não precisa, é eliminado pelos nossos órgãos, em especial pelos intestinos, pulmões, fígado e pela pele.
Idealmente, esses órgãos teriam capacidade de eliminar todos as impurezas e toxinas. Apesar disso, derivados dos nossos hábitos e da nossa dieta, podemos deparar-nos com alguns percalços nessa “limpeza”.
É fundamental destacar que a nossa alimentação é apenas um dos fatores que desempenha um papel na saúde da nossa pele. Uma dieta equilibrada e nutritiva pode contribuir para regular o nosso corpo, e ajudar no tratamento da pele. No entanto, é importante compreender que os resultados exigem tempo e adaptação. Evite frustrações e adote uma abordagem saudável e equilibrada, porque não existe uma fórmula única “anti-acne”. Daí a importância de não nos deixarmos cair em desequilíbrios alimentares, porque todos somos diferentes.
ALIMENTOS DE COMBATE À ACNE
Vitamina C: estimula a produção de colagénio (principal proteína estrutural do nosso corpo, com função de sustentar e dar elasticidade ás estruturas corporais) e contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário:
- Citrinos- laranja, toranja, limão, tangerina, lima…
- Morango
- Nectarina
- Kiwi
- Papaia
- Couve
- Brócolos
- Pimento
Vitamina A: esta vitamina age ativamente na renovação celular e na síntese de colagénio, reduzindo a flacidez, e um dos seus derivados, retinol, produto muito utilizado na indústria dermatológica, ajuda a reduzir rugas profundas, manchas e dá uniformidade à pele.
Beta-Caroteno provitamina da vitamina A (princípio inativo que se transforma em vitamina quando ingerido), é um pigmento que permite bronzear sem a ação do sol ou necessariamente da melanina, e oferece à pele um tom mais uniforme e mais natural do que o obtido com o solário.
- Tomate
- Cenoura
- Abobora
- Ovos
Vitaminas K2 e D3: a vitamina K2, conhecida como vitamina da beleza, e a vitamina D3, são um agente que ajuda a equilibrar a homeostase do cálcio, e quando os níveis destas vitaminas estão em desequilíbrio, o cálcio pode acumular-se na pele, resultando numa aparência mais envelhecida.
- Couve
- Ovos
- Alface
- Fígado
- Atum
- Cogumelo
- Lacticínios
Zinco: é um mineral que ajuda a produzir novas células, incluindo as da pele.
- Ostras
- Ameijoas
- Camarão
- Carnes vermelhas
- Amendoins
- Feijão
Omega 3 e Omega 6: são gorduras polissaturadas que fortalecem a barreira de proteção, que tem como função de evitar danos irritações.
- Sardinha
- Salmão
- Atum
- Chia
- Linhaça
- Nozes
- Amendoim
- Oleo e semente de girasol
Especiarias:
Especiarias como canela, alho, paprika, cominhos, gengibre, etc... podem ter um papel muito importante no bom funcionamento do nosso organismo e consequentemente na pele, agindo como anti-inflamatórios naturais. Estes podem e devem, ser adicionados às nossas refeições, em especial o alho e a canela pois, para além de acalmarem o organismo, estimulam a produção de antioxidantes endógenos.
ALIMENTOS QUE PODEM PROVOCAR ERUPÇÕES CUTÂNEAS:
Existem diversos tipos de alimentos que podem causar erupções cutâneas, mas dividem-se maioritariamente em 4 grupos:
- Alimentos industriais processados (produtos industriais com aditivos e corantes)
- Alimentos com açúcar refinado (doces, chocolate, refrigerantes etc.)
- Cereais ricos em glúten (pão, massa, bolos e outros derivados de farinha de trigo, etc.
- Produtos lácteos de origem animal (leite, iogurte, etc.)